quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Franquia Call of Duty é acusada de motivar assassino do massacre de Newtown, nos Estados Unidos


O mundo ainda está chocado com o ocorrido na semana passada na cidade de Newtown, em Connecticut, EUA. Em resumo, o atirador, identificado como Adam Lanza (20), invadiu a escola Sandy Hook e assassinou 26 pessoas.
Destas, 20 eram crianças entre 6 e 7 anos de idade. Em seguida, cometeu suicídio. Esta semana, jornais internacionais estão atribuindo como agente motivador de Lanza seu fanatismo pelos jogos da série Call of Duty.
O assunto estampou a capa do jornal britânico The Sun com o título "A obsessão por Call of Duty do assassino".
Chris Fergusson, psicólogo da Universidade Internacional A&M, no Texas, falou à rede americana de televisão ABC, alegando que o fanatismo por jogos eletrônicos violentos não é um fator determinante para causar esse tipo de comportamento e disse que culpar os video games é um grande equívoco.
“Se estamos falando sério sobre reduzir esses tipos de violência em nossa sociedade, a violência dos jogos ou outras mídias com violência são, claramente, a direção errada para se focar. O uso de jogos de videogame não é um fator comum entre os autores de homicídios em massa. Alguns foram jogadores, outros não”.
Além disso, Fergusson citou uma alternativa mais inteligente para reduzir esse tipo de caso e acrescentou que elementos de racismo e ignorância pesam nessas acusações.
“Sei que é um pouco controverso dizer isso, mas há certo tipo de racismo no local das mortes... Quando tiroteios acontecem em uma cidade de interior com escolas frequentadas por minorias, videogame nunca são responsáveis. Mas quando essas coisas acontecem em escolas de maioria branca e nos subúrbios, as pessoas começam a pirar e jogos de videogame são, inevitavelmente, os culpados. Acho que há elementos de racismo ou ignorância”.
Novamente os jogos são acusados de moldar um comportamento violento e são responsabilizados por terem motivado mais um massacre. Dois anos atrás discutimos sobre isso em nossa matéria Discussão: Jogos violentos influenciam para maus atos na vida real? . A opinião ainda é a mesma. Culpar os jogos ainda é a desculpa mais usada para esses acontecimentos.
Fonte: Gameblast

0 comentários:

Postar um comentário