sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Universidade de Tóquio desenvolve robô que se mexe como humano


Pesquisadores da Universidade de Tóquio, Japão, apresentaram na conferência Humanoids o robô Kenshiro, que é capaz de reproduzir movimentos dos seres humanos com uma estrutura semelhante a de um esqueleto revestido por músculos. O humanoide foi considerado o robô mais próximo de um corpo humano em seu funcionamento.

Imagem
Kenshiro é o robô mais próximo de um ser humano atualmente 
(Foto: Reprodução/IEEE Spectrum)


Kenshiro é resultado do desenvolvimento do robô Kojiro, apresentado em 2010. A nova máquina imita o corpo médio de um menino japonês de 12 anos, com 1,58 m de altura e 50 Kg. A estrutura robótica reproduz quase todos os músculos principais de um homem através de um sistema composto por 160 mecanismos parecidos com roldanas: 50 nas pernas, 76 no tronco, 12 nos ombros e 22 no pescoço. É a maior quantidade de "músculos" em um robô humanoide.

A estrutura óssea do aparelho é feita de alumínio e inclui uma caixa torácica completa, além de juntas do joelho que trazem imitações dos ligamentos cruzados e da patela flutuante.

Uma das maiores dificuldades dos pesquisadores em tentar simular o corpo humano tem sido o peso. O líder do projeto, Yuto Nakanishi, explicou que robôs anteriores tinham um peso longe de qualquer padrão humano. Um dos “ancestrais” de Kenshiro, o Kenzoh pesava 45 Kg só da cintura para cima. Se fosse finalizado, ele chegaria a 100 Kg, um peso muito acima do normal para uma criança de 12 anos.

Além de superar o desafio  do peso, o projeto de Kenshiro buscou imitar o torque e a velocidade das juntas de um corpo. O resultado foi um robô capaz de fazer movimentos de ginástica com quase a mesma força de rotação do homem. Já a velocidade angular das juntas do robô ainda é um pouco menor: entre 70 e 100 graus por segundo. Confira abaixo um vídeo com os testes de cada parte do corpo do robô:



Fonte: IEEE Spectrum

0 comentários:

Postar um comentário